, ,

3 Dicas de mixagem de Andy Wallace

Se você gosta de mixagens pesadas de rock com certeza você vai gostar do trabalho de  Andy Wallace

Famoso por mixar Nirvana, Foo Fighters, Coldplay e Guns N Roses, este cara tem 50 anos de experiência no estúdio! O fato triste é que raramenteele fala com os meios de comunicação. Então quando eu vi uma entrevista dele na Sound on Sound, não pude perder a oportunidade de listar aqui os maiores segredos de mixagem desse lendário engenheiro de som.

Geralmente sempre começamos uma mixagem como uma grande cirurgia. Nós gostamos de mergulhar fundo na mixagem e fazer as coisas soarem melhores. Eu sugiro que uma grande mixagem começa com uma mixagem rápida, e parece que Andy também trabalha dessa maneira.

” Eu usualmente levanto as coisas muito rápido, quase como uma mixagem de monitor rápida, somente para ver supostamente como os elementos soarão juntos, assim tendo uma noção inteira da música. – Andy Wallace. ”

 

A razão de poque Andy faz assim ( e você também deveria ) se dá por dois motivos.

  • Fazer uma mixagem rápida antes de dissecar cada elemento separadamente, é a melhor escolha, porque você vai ter uma ideia da música como um todo, assim podendo ter uma noção melhor onde colocar os pans e volumes.
  • O segundo motivo é que trabalhar rapidamente para levantar uma mix não te dará tempo de pensar muito. Suas primeiras impressões geralmente são as corretas e intuitivamente  vai pilotar os faders prevenindo você mesmo de estragar as coisas.

Andy Wallace

Uma coisa que me surpreendeu em ouvir Andy Wallace falar foi que, ele usa sempre o mesmo equalizador e compressor pra musica inteira.

Ele usa uma console SSL e simplesmente usa o channel Strip da mesa e quase nada de equipamentos externos.

” Eu não tenho pena de usar o equalizador, e quase sempre é o equalizador da mesa. Eu descobri em todos esses anos que eu tenho usado cada vez menos equipamentos externos para mixar. Parece que a console SSL sempre me dá o que eu quero.  – Andy Wallace. “

 

Por favor não se esqueça que não é porque ele usa uma SSL de verdade com seus equalizadores e compressores que sua mix soa boa por isso. O ponto aqui é  a simplicidade que realmente funciona!

Um monte de trabalhos de Andy é com bandas de som agressivo ( Slayer, Sepultura… ), e normalmente as pessoas querem saber como ele consegue esse som agressivo.

Compressor? Limiter? Algum equipamento externo mágico?

Acontece que a resposta é simplesmente  pilotar os faders.

” Eu gasto muito tempo pilotando notas do baixo que se perderam na mix, e notas que saltam na frente. Este estágio da mix é apenas uma automação minuciosa, subindo um pouquinho aqui, descendo um pouco em outro lugar… em alguns casos partes com 3 ou 4 db mais altas no refrão e trazendo pra baixo gradualmente. Eu brinco com essas coisas e sinto que adiciona um drama e arquitetura na mixagem. – Andy Wallace ”

 

Você não precisa de uma SSL 9000 pra fazer isso – Seu programa favorito é uma estação avançada de automação!

Como um diretor de cinema usando edições e cortes para ampliar e direcionar a atenção do espectador por um momento, pilotar os faders permite direcionar os ouvintes para o que você quer ouvir em um determinado ponto no tempo.

Curiosamente, a única coisa que Wallace não falava muito sobre a todos durante a entrevista foi sobre equipamentos.

Quando perguntado, ele divulgou suas ferramentas favoritas (uma console SSL e o Pro Tools), mas isso é toda a atenção que deu o seu equipamento. Em vez disso, ele falou sobre o minimalismo, sensação, música, e entender a visão do artista.

É engraçado como todos os proprietários de  home studio parecem querer discutir é sobre equipamentos, quando uma lenda do áudio  como Andy Wallace prefere falar sobre “criar impacto” e usa praticamente a mesma configuração  há mais de 5 décadas.

Faz você pensar….

fonte: http://www.audioreporter.com.br/resenha/3-dicas-de-mixagem-de-andy-wallace/

Comentários

Deixe uma resposta

Loading…

Comentários

O QUE VOCÊ ACHA?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Cleidson Almeida

facebook-profile-picture

Servo de Deus, carioca, músico, tecladista da banda Evangellic, nerd, designer, louco por games e tecnologia